sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Crônica 4, 11/2016

Todos os lugares onde reside gente existe lei. Ela pode ser primitiva ou desenvolvida, oral ou escrita, mas existe.

O objetivo da lei nas sociedades é sempre promover a ordem. Para isso ela pune o infrator e premia o que a obedece. A desobediência é punida pela lei porque promove o caos. Sem lei cada qual passa a reivindicar seus direitos em prejuízo do todo.

O livro dos salmos nos informa que Deus tem uma lei. O salmo um, o dezenove, o cento e dezenove e, fazendo coro aos salmos, toda a Bíblia afirma que Deus tem uma lei. É simples entender isso. Deus tem uma lei porque ele criou uma sociedade e, sociedades necessitam de lei.

A exemplo das leis das sociedades em geral, a lei de Deus confere bênçãos e punições. O salmo um é claro em afirmar que é feliz, próspero o que obedece a lei de Deus. Porém, a lei de Deus é mais abrangente que todas as lei que existam ou venham a existir. Ela lida com o homem em sua integralidade.: corpo e espírito. Tempo presente e era eterna.

A lei de Deus ajusta o homem para se relacionar bem com seu meio ambiente, com o próximo e com o próprio Deus que mantém a lei, que é quem dá validação a lei. A lei comum apenas prescreve o que o homem deve fazer,

A lei de Deus trata da máquina que move o indivíduo: seu coração. Esse, ajustado, tudo o mais o estará.