quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Respeito

tradicionalmente os cultos evangélicos começam às dezenove horas e trinta minutos. O prédio é aberto bem mais cedo. As pessoas vão chegando e saudando umas as outras (cada igreja tem uma forma de saudação ) e conversam assuntos sem conexão com o culto até que uma voz se faz ouvir ao microfone dizendo : aquietemos nossos corações para o inicio do culto,  que é uma forma educada de convidar as pessoas a tomarem seus lugares e sentarem-se comportadamente.

Alguns por menores são tratados e então canta-se horas a fio de modo que depois que o cantante termina de cantar a boca passa a se mexer sozinha involuntariamente também por horas a fio.

Naquele "Dia do Senhor ", 6 do mes que nao me recordo não foi diferente. Mas algo naquele domingo me deixou muito entusiasmado. O tema que o pregador da noite anunciou.

Ele disse em tom solene como se estivesse fazendo um discurso na ONU: meu tema para essa noite será RESPEITO: A VIDA DEPENDE DE RESPEITO. E anunciou o texto da Biblia em que basearia sua preleção : Gênesis capítulo  nove.

Leu inicialmente todo capítulo anunciado sob a atenção quase plena das pessoas (algumas faziam de conta que liam). Os que preferem cantar,  os que não gostam de ler,  os que só leem quando algum figurão famoso é que está pregando faziam de conta que liam.

A proposta do pregador era intressante embora fosse ele um sujeito de pouca elegância e não figurar no rol dos televangelistas endinheirados e a oferta que receberia para pregar seria um 'muito obrigado irmão '.

Alistou os pontos de seu sermão e provou cada um usando o texto bíblico anunciado e lido.

1. A vida depende de respeitar Deus e suas leis;
2. A vida depende de respeitar a vida dos animais;
3. A vida depende de respeitar o direito de viver do semelhante;
4. A vida depende de respeitar a autoridade paterna e afins.

Agradeceu a oportunidade, fez uma prece e desceu com a humildade com que subiu sem nenhum ajuntamento em torno de si ou pressa de entrar em seu carrão e ir para um restaurante chique e depois para o luxuoso quarto do hotel e em seguida pegar o avião na primeira classe.